Textos para consulta: Exercício # 1

Relembrando: O primeiro exercício do bimestre será executado nesta próxima semana, de 14 a 18 de março. Evitem faltar.
O trabalho será feito em sala de aula, em duplas, com material de consulta próprio. Não será adimitida - EM HIPÓTESE ALGUMA - o empréstimo de material e cópias de texto, pura e simplesmente.
Serão apresentadas duas questões a serem desenvolvidas pela dupla. a escolha dos parceiros é de responsabilidade do aluno.
Seguem , abaixo, os textos complementares a serem utilizados no exercício. O aluno deverá trazê-lo no dia do exercício impresso. Além desses, o aluno deverá estar com o ALMANAQUE ABRIL 2011 ou similar, o minidicionário de lingua portuguesa. O dicionário de política não será necessário.


Democracia
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa


Democracia ("demo+kratos") é um regime de governo em que o poder de tomar importantes decisões políticas está com os cidadãos (povo), direta ou indiretamente, por meio de representantes eleitos — forma mais usual. Uma democracia pode existir num sistema presidencialista ou parlamentarista, republicano ou monárquico.
As Democracias podem ser divididas em diferentes tipos, baseado em um número de distinções. A distinção mais importante acontece entre democracia direta (algumas vezes chamada "democracia pura"), onde o povo expressa a sua vontade por voto direto em cada assunto particular, e a democracia representativa (algumas vezes chamada "democracia indireta"), onde o povo expressa sua vontade através da eleição de representantes que tomam decisões em nome daqueles que os elegeram.
Outros itens importantes na democracia incluem exatamente quem é "o Povo", isto é, quem terá direito ao voto; como proteger os direitos de minorias contra a "tirania da maioria" e qual sistema deve ser usado para a eleição de representantes ou outros executivos.
Socialismo
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Socialismo refere-se a qualquer uma das várias teorias de organização económica advogando a propriedade pública ou colectiva e administração dos meios de produção e distribuição de bens e de uma sociedade caracterizada pela igualdade de oportunidades/meios para todos os indivíduos com um método mais igualitário de compensação[1]. O socialismo moderno surgiu no final do século XVIII tendo origem na classe intelectual e nos movimentos políticos da classe trabalhadora que criticavam os efeitos da industrialização e da sociedade sobre a propriedade privada. Karl Marx afirmava que o socialismo seria alcançado através da luta de classes e de uma revolução do proletariado, tornando-se a fase de transição do capitalismo para o comunismo[2][3].
A maioria dos socialistas possuem a opinião de que o capitalismo concentra injustamente o poder e a riqueza entre um pequeno segmento da sociedade que controla o capital e deriva a sua riqueza através da exploração, criando uma sociedade desigual, que não oferece oportunidades iguais para todos a fim de maximizar suas potencialidades.


Capitalismo
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
O termo capitalismo foi criado e utilizado por socialistas e anarquistas (Karl Marx, Proudhon, Sombart) no final do século XIX e no início do século XX, para identificar o sistema político-econômico existente na sociedade ocidental quando se referiam a ele em suas críticas, porém, o nome dado pelos idealizadores do sistema político-econômico ocidental, os britânicos John Locke e Adam Smith, dentre outros, já desde o início do século XIX, é liberalismo.[2][3]

Liberalismo
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O Liberalismo é um sistema político-econômico baseado na defesa da liberdade individual, nos campos econômico, político, religioso e intelectual, contra as ingerências e atitudes coercitivas do poder estatal.[1]